Três razões pelas quais sua ideia não será copiada
Ao conversar com aspirantes a empreendedores uma das coisas que escuto bastante é: "tenho medo de que minha ideia seja roubada". Essa semana assisti e li algumas coisas sobre isso e gostaria de compartilhar. Resumidamente existem três principais razões.
1 - Não, sua ideia não será roubada.
Todos nós temos diversas ideias todos os dias. Essas ideias podem ser muito ruins ou muito boas mas o que realmente importa é como elas serão executadas. Um bom exemplo: uma máquina do tempo seria revolucionária, não? Mas como ela seria construída? E as dificuldades técnicas são apenas o começo. Qual seria o seu preço? Como ela seria vendida? Como seria entregue? Todas essas questões são importantes e fundamentais para um novo negócio. Não é qualquer um que tem a ideia que consegue de fato tira-la do papel.
2 - Execução é a chave.
Dito isso, se você não consegue executar sua ideia ela é apenas mais uma entre milhares. E mesmo que comece a executa-la pode ser que quem tenha tido a mesma ideia não execute da mesma maneira. O time, os talentos individuais e o esforço colocado sobre uma ideia são características IMPOSSÍVEIS de serem copiadas. Além disso elas serão vistas pelos seus clientes como características únicas do seu negócio. O Facebook não foi a primeira rede social criada, mas executou melhor a ideia que seus concorrentes. O mesmo ocorreu com o Google, que não foi o primeiro buscador criado mas foi o mais eficiente entre seus concorrentes.
3 - O modelo de negócios ainda é mais fundamental.
Investidores procuram ideias que estejam bem estruturadas. Isso é, com um MVP já construído, com um bom feedback de clientes e um modelo de negócios sólido. Se você conseguiu chegar com sua ideia até esse ponto a chance de receber um investimento é muito alta pois as maiores dúvidas já foram sanadas. Nesse estágio você saiu do papel e esta prestes a embarcar no mar do empreendedorismo.
Mas... e se mesmo assim eu for copiado?
Quando existe roubo de propriedade intelectual, quebra de patentes o caminho judicial é claro. Mas quando esse não é o caso pode-se dizer para quem copia e para quem é copiado coisas distintas:
Para quem copia:
- Isso não é ético, não espere ética dos seus colaboradores.
- A mensagem mais clara que esta passando é que não é competente o suficiente para inovar e portanto, o seu negócio não tem valor.
- Hoje em dia com as redes sociais você pode rapidamente se encontrar mal visto pelos consumidores.
- Será difícil reter funcionários pela falta de credibilidade da companhia e de identidade.
Para quem é copiado:
- Não pare de inovar. Isso ira reter seus clientes atuais e atrair novos.
- Os seus clientes te defenderão nas redes sociais. Isso ira afastar a concorrência e reforçar as sua identidade como empresa.
- Não se desmotive se for copiado. Se isso ocorrer é porque esta fazendo um bom trabalho. Continue firme que o mercado cuidará dos copiadores.
- "Quem vai vencer o jogo? Aquele que tiver a melhor equipe de execução, o time mais comprometido e orgulhoso de sua empresa e o DNA da inovação." - Pequenas Empresas & Grandes NegóciosReferências:
Supere o medo de ter sua ideia roubada
http://startse.infomoney.com.br/portal/2016/04/13/18667/supere-o-medo-de-ter-sua-ideia-roubada/
Fui copiado, e agora?
http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Carlos-Miranda/noticia/2014/10/fui-copiado-e-agora1.html
The surprising habits of original thinkers
https://www.ted.com/talks/adam_grant_the_surprising_habits_of_original_thinkers?language=en
Comments
Post a Comment