De Startup para Empresa
Recentemente terminei de ler o livro "Four Steps to Epiphany" do Steve Blank. Gostaria de comentar aqui o último passo abordado pelo autor: a transição de startup para empresa.
Como é mencionado, esse é um passo crítico após o desenvolvimento do produto junto aos clientes e após as primeiras vendas de sucesso. Sua importância vem justamente do fato de tantas startups falharem nessa parte do processo. Um bom CEO de uma Startup pode não ser um bom CEO de uma empresa. Isso ocorre justamente porque alguns dos processos desenvolvidos no primeiro tipo de organização são diferentes dos desenvolvidos no segundo.
Em uma Startup ainda não ocorreu o correto modelamento dos processos, do produto e da interação com o cliente. Tudo é mutável e assim deve ser para possibilitar um melhor ajuste no mercado. Porém, ao ser encontrado esse ponto crítico deve ser mantido para que a empresa se forme.
Na empresa os processos, produtos e processos estão já definidos e devem assim ser para que a sua performance possa melhorar com o tempo.
Um CEO nesse segundo caso poderá continuar procurando novos negócios mas deverá primeiramente focar na boa execução do core business da companhia.
Muitas Startups nessa transição acabam mantendo-se muito flexíveis e dessa forma não criam a inércia necessária para crescer. Acabam dividindo seus esforços em novos produtos, mudanças no produto atual que não são exatamente necessárias ou não engajam seus funcionários dentro da missão da empresa pois pensam que tudo ainda pode mudar.
Outra questão que gostaria de abordar é referente a bibliografia: para startups autores como Steve Blank, Eric Ries, Peter Thiel e outros da mesma linha são fundamentais. Entretanto, ao abordarmos uma companhia outros autores surgem como James Collins,W. Chan Kim e outros administradores mais tradicionais. Resumidamente a filosofia e a ação mudam, o espirito empreendedor se mantem.
Lembre-se:
O super poder da Startup é a velocidade: você pode alterar as direções facilmente, chegando mais rápido onde o cliente deseja e precisa.
Já o super poder da empresa é a consistência: o seu cliente espera e procura o seu serviço pela maneira como ele é prestado, seja sempre transparente no atendimento, entregue sempre o valor que ele procura e isso atrairá mais e mais consumidores.
Boa sorte a todos e uma boa semana!
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