Duas maneiras de aumentar as chances para o sucesso
Empreender é encontrar uma boa oportunidade. Para poder aproveitar essa oportunidade é necessário se arriscar. E arrisca, por sua vez, não quer dizer correr um risco mortal. Bons empreendedores são aqueles que sabem correr riscos controlados. Existem duas atitudes que podem aumentar drasticamente as suas chances de sucesso. Aqui vão elas:
Seja um seguidor rápido pois não existe a vantagem do primeiro
Em 1988 o professor David Montgomery e Marvin Lieberman cunharam o termo "First mover advantage" em um artigo onde estudaram o comportamento de empresas durante o período da bolha dot.com. O vale do Silício entendeu o recado e adotou isso como mantra. Porém, em 1998 o mesmo professor escreveu outro artigo se retratando, falando que isso não era verdade, infelizmente já era tarde demais.
Basicamente estudos apontam que o primeiro a vender um produto tem uma chance de 47% de falhar contra uma taxa de 8% de falhar daquele que é um seguidor rápido.
Isso acontece porquê os que seguem conseguem enxergar os erros dos pioneiros e aprender com o feedback de clientes sobre o produto. Assim conseguem gerar uma versão aprimorada e mais focada nas necessidades do cliente. Uma tremenda vantagem para quem ainda é pequeno.
Faça um plano de negócios
Outra documentação importantíssima para Startups é o plano de negócio. Por quê?
Uma pesquisa da universidade de Washington apontou que 64% das empresas que fizeram um plano de negócios cresceram. Sem o plano de negócios somente 43% conseguiram o mesmo feito.
Isso ocorre principalmente pelo fato de quem faz o plano de negócios entende melhor o mercado no qual vai atuar, consegue ver e estudar oportunidades com vantagem e entende quando e como sua empresa pode lucrar mais. Na prática, a verdade é que ninguém consegue seguir exatamente o que esta escrito no plano porém vale a máxima: algum plano é melhor que nenhum plano.
Então, não se esqueça: se quiser se aventurar no mundo das startups siga rápido e faça um plano de negócios!
Além disso...
Um estudo da Fortune determinou que 90% das Startups fracassam devido principalmente a criação de produtos que ninguém quer. Focar o seu cliente é essencial para garantir o sucesso de um empreendimento.
Referências
Como fazer um plano de negócios
https://www.entrepreneur.com/article/231525
Melhor ser um seguidor rápido que um pioneiro
http://www.businessinsider.com/youre-better-off-being-a-fast-follower-than-an-originator-2010-10
90% das Startups fracassam
http://fortune.com/2014/09/25/why-startups-fail-according-to-their-founders/
90% das Startups fracassam
http://fortune.com/2014/09/25/why-startups-fail-according-to-their-founders/
Comments
Post a Comment