Growth Hacker


O termo "Growth Hacker" foi dito e registrado pela primeira vez em 2010 por Sean Ellis em um post em seu blog como o nome dado a pessoa que: "Tem como verdadeiro norte o crescimento. Tudo que ele faz é examinado pelo seu potencial impacto em crescimento escalável.". 
Hoje existem diversas ferramentas de marketing que foram modernizadas ou criadas como: testes A/B, bons landing pages, fatores virais, entrega de e-mails/número de aberturas & marketing digital (AdWords, Facebook Ads, entre outros). Disto, diversos dados são coletados do consumidor e podem ser utilizados para nortear as próximas campanhas de marketing para gerar mais impacto.
Diferentemente do marketing tradicional com promoções pela televisão, outdoors e panfletos que não podem ter seus resultados reais diretamente medidos esse "novo marketing" pode ser orientado a dados (data-driven) e otimizado, promoção a promoção.
São muitos os cases de empresas novas que utilizaram dessas métricas para se orientar, como por exemplo: LinkedIn, Reddit, Twitter, Facebook, Dropbox, Pinterest, YouTube, Groupon, Udemy e Instagram.
Um case interessante é o do Dropbox. Antes do seu lançamento ou produção do programa que realiza suas funções foi criado um site com um vídeo que exemplificava seu funcionamento. No site ainda era possível enviar seu e-mail para saber quando ele estaria disponível ou ser um Beta tester. Com isso foi possível provar a demanda pelo produto através do número de views e pelos leads que nada mais é que os e-mails dos usuários interessados. O programa então foi posteriormente desenvolvido e é hoje esse enorme sucesso. 



Referências

Early Traction | Growth Hacking
https://blog.gleam.io/traction/

Sean Ellis
https://growthhackers.com/members/sean

Growth Hacker Marketing" book by Ryan Holiday
https://www.youtube.com/watch?v=nCP4hXgE-Nk

Ryan Holiday
http://ryanholiday.net/

Comments

Popular Posts