Empreendedorismo
"O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza antes, que sai da área do sonho e do desejo e parte para a ação."
Essa frase é a melhor definição que eu já encontrei para um empreendedor. A visão de como isso ocorre entra muito mais num aspecto de processo que uma ação discreta no tempo. Outro fator importantissimo é que novos empreendimentos criam novas atividades econômicas, gerando mais emprego e renda. Além disso novos produtos geralmente possuem maior valor agregado, o que consequentemente acaba elevando o PIB do país.
Mas por quais etapas um empreendedor passa? Bom o primeiro passo para oficialmente empreender é criar um Plano de Negócios. Você pode encontrar diversos guias na internet a respeito disso, basicamente é uma formalização e concentração de todas as informações que você tem a respeito do que deseja fazer.
Particularmente eu acredito que antes desse passo gerar um Canvas pode ajudar muito. Ele basicamente é um quadro que relaciona todas as funções, atividades e a proposta de valor que você deseja oferecer a um cliente. É atualmente considerada a melhor ferramenta para discutir modelos de negócio. Novamente milhares de videos podem ser encontrados ao seu respeito na internet.
Finalmente, quando um produto novo é gerada ele passará pelas seguintes etapas durante seu ciclo de vida: Introdução, crescimento, maturação, saturação e declínio. O empreendedor deve ser particularmente bom em identificar a saturação e não deve nunca ignorar um declinio. Isso significa que o produto foi substituido e deve portanto, deixar de tornar ser parte do seu core business.
Voltando ao fator de empreender, existem três tipos de variáveis principais que afetam o seu desenvolvimento, elas são:
1. Variáveis de nível individual
- Técnicas, motivações e características dos empreendedores.
2. Variáveis de nível grupal
- Basicamente ideias e informações de outras pessoas;
- Eficácia na interação com capitalistas de risco, clientes, e funcionários.
3. Variáveis de nível social
- Políticas governamentais;
- Condições econômicas;
- Tecnologia.
Além do empreendedorismo comum ou externo, existe também o empreendedorismo interno que é basicamente o fato de um funcionário interno de uma empresa gerar conhecimento e aplicação para um novo processo ou produto afim de melhorar a execução de um processo já existente dentro da empresa na qual trabalha. Isso é muito valorizado nas empresas hoje em dia.
Seja qual tipo de empreender você for, empreender é muito bom para o crescimento profissional e pessoal. Busque informação, converse com pessoas e faça o que te inspira.
E você? Pensa em abrir seu próprio negócio? Deixe nos comentários o que acha sobre o assunto!
Comments
Post a Comment