Como atingir a excelência empresarial em 4 passos
Durante dez anos Jim Collins liderou uma pesquisa varrendo dados de grandes empresas tentando responder a seguinte pergunta: o que faz uma empresa deixar de ser boa para se tornar excelente?
A resposta para isso veio em seu livro: "Good to Great: Empresas feitas para vencer."
Basicamente foram analisados dados de 11 empresas diretamente comparáveis com outras 11 empresas que não fizeram essa mudança de boa para excelente. Elas possuíam aproximadamente o mesmo tamanho e passaram pelas mesmas oportunidades porém uma avançou para o sucesso e a outra não.
As respostas encontradas são incríveis. E foram divididas em 4 passos e esses, por sua vez, em dois tópicos cada. Vejamos:
1º Passo: Pessoas Disciplinadas
- Lideres de Nível 5
O estudo identificou que lideres que são condutores de excelência além de serem indivíduos altamente capacitados, membros colaboradores da equipe, gerentes competentes e líderes eficazes também são extremamente humildes e possuem uma grande ambição pelo sucesso da empresa ao invés de seu sucesso próprio. Sua vontade profissional focada na empresa evita que ele queira ser sempre o dono das idéias e reuniões.
- Primeiro quem depois o quê
Outro fator interessante identificado é que a mudança não começa de uma hora para outra com um programa milagroso. O fato é que geralmente as pessoas que não estão em sintonia com a empresa e que estão atualmente desempenhando mal suas funções são mandadas embora. Independentemente de serem parentes ou funcionários antigos da empresa. Elas são substituídas e as novas pessoas são postas em funções que, com certeza, devem ser as certas para suas habilidades. A competência precisa vencer para que o líder não fique sozinho nas próximas decisões estratégicas da empresa.
2º Passo: Pensamento Disciplinado
- Enfrente a verdade nua e crua (mas nunca perca a fé)
A empresa então, focando na mudança, deve encarar a verdade nua e crua. Analisar o mercado e identificar crises, momentos atuais da economia e planejar ações sobre dados negativos cruéis não devem ser fatores desmotivadores. A realidade precisa ser cruel para que os futuros resultados de ações possam ser, de fato, visíveis a todos. Ao mesmo tempo, essa visão exige fé de que as coisas irão dar certo no final. E isso não é ilusão: o fruto do trabalho é o sucesso.
- O conceito do porco-espinho (a simplicidade dentro dos três círculos)
A empresa deve descobrir três coisas: Qual é a atividade que o apaixona profundamente? O que move o seu motor econômico? Qual é a atividade na qual você pode ser o melhor do mundo? A intersecção da resposta dessas três perguntas levará a um conceito simples e único que deverá permear todas as ações da empresa. Esse conceito do porco-espinho é como um mantra orientador para futuras decisões e para o alinhamento das atuais atividades empresariais.
3º Passo: Ação Disciplinada
- Uma cultura da disciplina
Com o conceito do porco-espinho em mente a empresa deve seguir as decisões que tomar. A disciplina não pode se tornar uma tirania. Apesar de dever ser obedecida ela não deve ser tratada como inflexível. Uma vez que mudanças para melhor nos processos puderem ser feitas elas devem ser passadas para a gerência que deve analisar se é realmente viável.
- O volante e o circuito da destruição
Após iniciado o processo de construção de uma empresa sobre o conceito porco-espinho orientador da cultura isso deve ser seguido indiferentemente dos percalços que serão encontrados. Um desalinhamento com esses conceitos e realinhamento com outro farão com que a empresa perca a inércia iniciada já nos passos posteriores o que acarretará perda de tempo e de motivação. Essas mudanças não devem ser feitas constantemente pois acarretarão em perdas enormes. Assim como um volante que está rolando em uma direção, perde-se muita energia para mudar o seu sentido.
4º Passo: Construa para Durar
- Faça o relógio, em vez de dizer as horas
Ter em mente durante todo o processo que a empresa deverá ser feita para durar ao invés de ser um sucesso momentâneo é o que deve ser levado mais em consideração. Faça ela para se adaptar ao longo de múltiplas gerações de lideres e múltiplos ciclos de vida de produtos, não a construa sobre um líder carismático ou sobre uma única grande ideia.
- Preserve o núcleo/estimule o progresso
Finalmente, para continuar seguindo o mercado sem se perder, preserve os valores e objetivos essenciais (presentes no conceito porco-espinho) mas mude as práticas culturais e operacionais e metas e estratégicas específicas para sempre se adaptar ao mercado.
O estudo em si é muito mais profundo e esclarecedor, um grande livro que vale a pena ser lido.
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