O medo de mudar


Recentemente terminei de ler o livro "A estratégia do oceano azul" dos autores Renée Mauborgne e W. Chan Kim. A abordagem em busca da inovação de valor feita utilizando o Strategy Canvas vai de encontro com o que eu acredito ser um dos focos principais do livro "Business Model Generation" de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. A ideia é criar não uma nova tecnologia ou um produto revolucionário mas sim entregar ao cliente maior valor sobre aquele produto ou serviço oferecido.

Para que isso ocorra não são necessários grandes esforços produtivos ou tecnológicos mas sim uma grande mudança na cultura empresarial: uma entrega ao conceito que esta sendo perseguido acreditando-se no seu sucesso acima de tudo.

Na teoria isso é muito bonito, mas na prática as coisas não são tão fáceis. Mudar uma empresa que já possui anos de funcionamento no mercado pode ser uma tarefa quase impossível para alguém sem força dentro da empresa. E mesmo para quem já esta dentro do sistema com algum cargo na alta gestão, motivar as pessoas é uma tarefa também complexa. 

Felizmente em seu livro, Renée aborda a questão da motivação na corporação, destacando que a clareza na apresentação da situação real com as pessoas ajuda a orientar e girar a roda da mudança. Isso é muito similar com o que é dito no livro "Empresas feitas para vencer" de Jim Collins. Encarar a verdade nua e crua é até um de seus capítulos. 

Devemos entender que acima de tudo as pessoas são quem dão vida as empresas. Ignorar seus talentos, anseios e medos não irá melhorar a situação em nenhum cenário. Qualquer mudança deve ser feita com a colaboração de todos e ajuda de todos.

Comments

Popular Posts