Inovação
Como já disse diversas vezes nesse blog um dos meus principais focos como empreendedor é gerar inovação e tecnologia. Pois bem, esse tema tem gerado um pouco de inquietação nesse momento em particular da Startup da qual faço parte.
Isso ocorre devido ao fato de não termos nenhuma tecnologia inovadora nas mangas. Não estamos criando algo que surgiu da pesquisa ou de nossos esforços particulares para gerar algo totalmente novo. Estamos partindo de uma ideia e essa sim vai gerar algo que não vai ser tecnologicamente inédito mas será uma combinação de tecnologias já existentes no mercado.
Quando observamos a mídia vemos que uma parte das empresas inovadoras que surgiram ultimamente gerou uma tecnologia nova: seja ela provinda de software ou hardware. Produtos inovadores em hardware geralmente surgem em canais de crowdfounding como o Kickstarter, grande parte dos produtos de lá já foram moldados de um primeiro protótipo pago com verba dos inventores.
Em relação ao software a geração de tecnologia é um pouco mais fácil. Isso é ainda mais real quando a pessoa sabe programar, nesse caso o custo para inovar é próximo de zero. Vemos diversas Startups hoje, surfando na onda da economia colaborativa ou no Online-to-Offline (O2O). Elas acabam aproveitando que a escalabilidade de software tem custo quase zero, afinal uma cópia é feita em segundos. Logo, para inovar em software o custo é muito mais baixo que para hardware. Posso citar aqui o exemplo do WhatsApp que não é inovador do ponto de vista tecnológico, toda sua base de construção foi feita com API's gratuitos. Porém, foi vendido com um preço na casa de bilhões de dólares.
Outro tipo de inovação é a em modelo de negócios. Nesse caso a tecnologia pode existir como forma de identidade da empresa ou pode ser a mesma dos concorrentes, diferenciando a companhia na forma como o cliente passa pela experiência de compra ou atendimento.
E aqui novamente volto a citar a Startup. Como não conseguimos gerar tecnologia realmente inovadora pela ausência de tecnologia própria estamos pensando em, assim como o WhatsApp, utilizar tecnologias atuais (não-gratuitas) para construir algo novo. Além disso pretendemos inovar no modelo de negócios gerando algo que ainda não foi visto pelo mercado que pretendemos entrar.
Espero que de certo!
Comments
Post a Comment